quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Doenças gengivais podem provocar impotência sexual!

Pessoas com gengivas inflamadas são três vezes mais propensas a ter problemas de ereção. Esta foi a conclusão de um estudo realizado com 80 homens com disfunção erétil na Universidade de Inonu, na Turquia.

Este estudo comparou o grupo com problemas de impotência com um grupo controle de 82 homens sem este problema. Os pesquisadores verificaram que no grupo com disfunção 53% apresentavam problemas gengivais enquanto no outro grupo apenas 23%.

 Uma má higiene oral leva a um acumulo de bactérias e estas podem migrar pela corrente sanguínea formando placas e entupindo os vasos, e este fator físico leva a disfunção.

Uma inflamação crônica das gengivas e tecido ósseo ao redor do dente, denominada periodontite, pode bloquear uma enzima (chamada eNOS) que auxilia os homens a conseguir uma ereção. Este é outro fator que associa  problemas bucais com a disfunção erétil.
Segundo o Dr Faith Oguz, da Universidad de Inonu, fatores físicos causam quase dois terços dos casos de impotência, principalmente por causa de problemas com vasos sanguíneos. Problemas psicológicos, como estresse emocional e depressão, representam o restante dos casos.

 Esse estudo evidencia a importância da saúde como um todo, e conclui que homens com doença periodontal grave são 3,29 vezes mais propensos a ter problemas de ereção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário