terça-feira, 22 de novembro de 2016

Tártaros, saiba o que são e como se prevenir.

Tártaros são muito prejudicais e podem levar a perda dos dentes



Sabe aquela “sujeira” que fica presa nos dentes e não sai com a escovação diária. Ela se chama tártaro, ou cálculo dental e ele pode ser muito danoso a sua saúde. Esta formação é normal que aconteça, mas não é natural que permaneça. Neste artigo você saberá o que é, do que é formado, quais os riscos que trazem a saúde e como preveni-los.

 A formação do tártaro acontece com a mineralização da placa bacteriana, ou seja, a presença de placa por um determinado período sobre o dente pode sofrer mineralização com a ação dos minerais presentes na saliva e desta maneira se prender aos dentes. Normalmente o primeiro local a aparecerem os tártaros é na região de traz dos dentes inferiores, isto acontece pois é nesta região que a saliva fica depositada maior parte do tempo.




Em apenas 1mm² de tártaro existe aproximadamente 1 milhão de bactérias, por isso esta estrutura é muito danosa à saúde. Estas bactérias provocam gengivite (inflamação da gengiva) e podem até provocar uma doença chamada Periodontite, que acomete as estruturas de suporte do dente (osso, ligamento periodontal e gengiva). Esta doença é a principal causa de perda dentárias, com índice maior que o da cárie.

A melhor maneira de prevenir a formação de tártaro é uma higiene bucal criteriosa, que atinja por completo todos os lados de cada dente, assim não há formação de placa por muito tempo e consequentemente não há mineralização desta estrutura. Entretanto higienizar de maneira 100% eficiente é muito difícil, pois existem regiões de acesso mais complicado e não conseguimos higienizar satisfatoriamente todas as áreas, por isso a consulta e limpeza (profilaxia) no profissional é indicada em intervalos de 3 a 6 meses pois este possui equipamentos e um campo de visão melhor para higienizar e evitar e/ou remover a formação de tártaro.


Depois de instalado o tártaro, sua remoção não é possível somente com escova e fio dental, pois estão muito aderidos ao dente. O dentista possui equipamentos e técnicas adequadas para remover os tártaros sem danificar as estruturas do dente, assim evitando perdas de estruturas de suporte do dente (periodontite).

Previna-se e não deixe que estas doenças se instalem em sua boca.

Um grande abraço!

Dr Diego Santos
Especialista em Implantodontia

Nenhum comentário:

Postar um comentário